ruido silencioso

Palavras soltas de um ruído silencioso

17.9.04

Um quarto na cidade

E, no regresso a casa, vimos a revista nas suas mãos. Gostamos de a comprar. Sempre achamos esta iniciativa louvável por recusar a mendicidade, a caridade e por tentar dignificar quem necessita de apoio. Os vendedores recebem 70% do preço da revista, não podem aceitar donativos extra, não podem mendigar e devem cuidar a sua apresentação. São normalmente sem abrigo ou alguém cujos laços com a sociedade foram quebrados.
Desta vez, o vendedor surpreendeu-nos com duas revistas de números anteriores que tentava vender. Que podíamos comprar apenas o último número ou uma das antigas. A surpresa foi devolvida com a compra das três. Que era a primeira vez que vendia três revistas de uma só vez a uma única pessoa, que o dinheiro lhe dava para pagar o quarto esta noite, que lhe tinhamos dado sorte porque uma senhora se aproximava para lhe comprar uma revista. Despedimo-nos com um aperto de mão.
Às vezes nem nos apercebemos de como é fácil fazer os outros felizes. Calculamos preços, voltamos a fazer contas, avaliamos se vale ou não a pena. Mas um quarto na cidade vale sempre mais que uma rua da cidade. E se a pessoa no quarto da cidade estiver sorrindo de felicidade ainda melhor.