ruido silencioso

Palavras soltas de um ruído silencioso

6.9.04

Livros

No filme etnográfico começava por ver-se uma área rural. Depois, uma construção que pretendia ser uma escola. Despida de conforto, despida de mobiliário, despida de material didáctico. Mas o olhar do menino tinha vestido aquele brilho de quem sabe que há horizontes maiores. E, de súbito diz: "O que me chateia é saber que há coisas que eu não sei".
A cena deste filme passa-se em Moçambique, mas podia ter sido captada em muitos, demasiados até, lugares deste mundo. Esse rosto e essa frase visitam-me frequentemente. Foi ouvindo essa frase no fundo da minha memória que enviei há poucos dias uns quilos de livros para Timor. Estarão agora dentro de um navio em direcção ao seu destino: Embaixada de Portugal em Díli - Ao cuidado da professora Ana Medeiros- Díli - Edíficio ACAIT - Avenida Nicolau Lobato - Díli - Timor Leste.
Para quem quiser alargar os horizontes de quem se chateia por saber que há coisas que não sabe, ficou já a morada. E, pormenor importante, deve dizer-se nos Correios que existe uma tarifa especial para o envio de livros para Timor: apenas 2,7 euros por dois quilos. Não é caro e sempre poderemos fazer com que alguém fique menos chateado. Eu, pelo menos, fiquei mais contente. Sei que os livros serão recebidos "com um brilhozinho nos olhos".