ruido silencioso

Palavras soltas de um ruído silencioso

27.7.05

Prisioneiros em liberdade

Cartoon de Steve Bell, The Guardian
Os recentes acontecimentos de Londres fazem-me concluir que uma vitória deve ser atribuída ao terrorismo: a de fazer de todos nós prisioneiros em liberdade. Somos prisioneiros do medo, prisioneiros da vigilância, prisioneiros da protecção que em último caso nos pode custar a vida porque se vive no prédio errado, se tem os amigos errados, se fala a língua errada ou se veste o casaco errado. Dizia Amin Maalouf que "quanto mais numerosos e livres são os actores da História, mais complexa é a resultante dos seus actos, mais difícil de abarcar, mais rebelde às teorias simplificadoras". Será que, sob a capa protectora da luta ao terrorismo, não está em curso um movimento de anulação do indivíduo e das suas vontades? O futuro tem a palavra.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim, mas curiosamente a vida continua, o que parece indicar que o terrorismo nao racional, nao selectivo, nao sera o caminho para implantar o caos e criar qualquer coisa de novo. Alias o local- Londres- foi muito mal escolhido. Historicamente os Londrinos suportam tudo e nada os vençe. ( 2ª guerra mundial, atentados do Ira, etc)

5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Buena reflexión. Llegarán un momento en que los extremos se toquen: la locura del terrorismo con la locura para protegernos de los terroristas? Besos

7:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home