ruido silencioso

Palavras soltas de um ruído silencioso

27.10.05

Saramago

E aqui estou eu esperando o novo livro de José Saramago. Pareço aqueles miúdos que sonham com a publicação da nova história de Harry Potter. E eu, que não compreendo essa histeria, acabo por verificar que comigo ocorre um fenómeno similar, não esperando o Harry Potter mas Saramago.
Há alguns anos atrás dei por mim a pensar que, por força dos estudos, lia só praticamente autores ingleses e alemães. Decidindo quebrar o divórcio forçado com a literatura portuguesa comprei uma edição de Memorial do Convento. E a partir daí não mais parei. Livro após livro fui confirmando a minha opinião: José Saramago é um dos melhores escritores portugueses e mundiais.
Há já alguns anos que um dos meus presentes de aniversário é um livro de Saramago, acabadinho de sair da reprografia embora tenha de esperar três dias pois, por norma, o escritor lança os seus livros no dia do seu aniversário que acontece três dias depois do meu.
Como sempre, espero ansiosamente o livro para o ler de uma assentada. Não tenho dúvidas que acontecerá o mesmo com este. Será sobre a morte que, cansada de ser odiada pelo ser humano, se recusa a "aparecer". Durante algum tempo é uma festa na Terra até que a morte decide voltar e de uma forma muito particular.
Já só faltam alguns dias para eu ter o livro na mão. E um brilho nos olhos. Tal como os miúdos do Harry Potter.